quarta-feira, 25 de maio de 2011

Alagoas na IV Ciranda do Poder Popular



Três mulheres da RECID-AL marcam presença na IV Ciranda de Educação Popular (Luana, Inês e Rúbia), contribuindo com as discussões, apresentando nossa avaliação sobre a Política de Comunicação, junto com os demais estados do nordeste.
Chegamos ontem a noite, já viemos revendo pessoas e acolhendo os e as que estão vindo pela primeira vez, com muita festa, muita luta e muito café pra passar o frio que por aqui está demais.
Hoje pela manhã foi feita uma homenagem a companheira Izabel e aos demais companheiros que essa semana tombaram na luta, depois fizemos duas danças circulares e o que não poderia falta: Cirandassssssssssssssssssssss, acolhendo e sendo acolhido, num aconchego só. E os trabalhos não param, em seguida  vimos a programação e o objetivo dessa Ciranda, nos reunimos enquanto Nordeste, e logo mais após o almoço, cada Macrorregião socializou com a plenária e depois nos reunimos: Nordeste e Sudeste, para sintetizar uma só avaliação da comunicação, e por outro lado se reuniram: Sul, Centro-este e Norte para também construírem uma só síntese sobre a avaliação da comunicação. Depois socializamos os produtos na plenária. E em todo o intervalo outra coisa que não falta na RECID: reunião, rsrsrs.
É isso aí os trabalhos não acabam por aí...
Vamos manter a comunicação mesmo a distância, para que cada uma e cada uma saiba o que está se passando por aqui. Beijos e abraços
Rúbia, Luana e Inês.

Homenagem a Educadoras da RECID

A 4ª Ciranda de Educação Popular acontece de 25 a 29 de maio, no Centro de Formação do CIMI, em Luziânia – Goiás, com o tema Sonhos que tecem a rede: muitas vozes e mãos construindo a comunicação que queremos.


A perda de duas companheiras de luta, Maria Izabel (Sergipe) e Flávia (Goiás), foi lembrada na abertura do encontro e como homenagem teve dança, música e ainda mais força para continuar.

A 4ª Ciranda de Educação Popular acontece de 25 a 29 de maio, no Centro de Formação do CIMI, em Luziânia – Goiás, com o tema Sonhos que tecem a rede: muitas vozes e mãos construindo a comunicação que queremos.

O objetivo geral do encontro promovido pela Rede de Educação Cidadã – Recid é “aprofundar, a partir das experiências e práticas da Rede, a perspectiva política da comunicação que queremos construir, identificando os problemas do sistema e dos processos de comunicação no Brasil e as experiências e práticas sociais, tendo em vista a articulação destas iniciativas com os processos de educação popular no conjunto da Recid e a ação para construir outro modelo de comunicação”.

Síntese do Encontro Estadual da RECID – AL




No ultimo fim de semana do mês de março foi realizado o Encontro Estadual da RECID- AL em uma de nossas belas praias: Francês, situada próxima a cidade histórica de Marechal Deodoro.
Nosso encontro teve como tema: Poder Popular se constrói com sonho, luta e revolução! Tendo inicio na Quinta – feira dia 24 com a mística que fazia os e as participantes se aproximarem mais do tema e feita a apresentação. No dia seguinte a juventude fez a mística e depois passamos para  o Carrossel das Microrregiões com o sentido de aproximar mais uma das outras para daí construir uma unidade a mais na RECID-AL. Terminando o Carrossel foi feita a socialização. Regado de muito entusiasmo, poemas e músicas entre os e as participantes a atividade seguiu a programação sem atrasos, focando no questionamento seguinte: Onde se percebe mais claro entre as dificuldades, desafios e conquistas: os projetos capitalistas, organização e passos para a construção do Projeto e Poder Popular? Logo mais a noite assistimos o vídeo nacional da RECID.
No dia 26 – sábado, a mística foi feita pelo pessoal do sertão e agreste alagoano e após foi feita a divisão de grupos mistos e discutimos como fortalecer o Poder Popular em Rede e depois foi ampliada a discussão na plenária. Logo após a discussão a plenária se dividiu novamente em grupo só que desta vez enquanto microrregiões para rever e ou fazer o planejamento estadual e microrregional. Em seguida embalados/as por uma canção retornamos a plenária,  socializamos o planejamento e nos preparamos para a noite cultural com roda de poesias e músicas regionais.
No domingo, ultimo dia do encontro nós fechamos o planejamento estadual e tiramos alguns encaminhamentos sendo um deles de realizarmos no estado o Curso de Realidade Brasileira. Depois foram passados os informes desde o nacional até microrregional e em seguida finalizamos a atividade com uma mística onde cada participante pegava um CD e presenteava um companheiro ou companheira como forma de convidar a seguir juntos na luta rumo a conquista do poder popular, nesse momento, cantamos, nos abraçamos e nos despedimos.

PODER POPULAR SE CONSTRÓI COM SONHO, LUTA E REVOLUÇÃO!

Oficina de avaliação da RECID /AL Quintal Cultural




Uma experiência cultural de integração social acontece no bairro do Bom Parto em Maceió, todos os sábados, desde o dia 8 de setembro de 2007, criado pelo educador, poeta popular, ator e escritor Rogério Dias. O Quintal Cultural possibilita a experimentação de espetáculos teatrais inacabados, que são apresentados antes da peça principal. Além do Grupo de Teatro Sol Nascente a comunidade do Bom Parto também tem uma banda, a Raggamuffin. A integração com a comunidade gera humanização, em um ambientas marcado pela violência o grupo desenvolve sensibilidade artística. “O pessoal não tem costume de ir ao teatro e o Quintal Cultural está proporcionando isso; a comunidade sente quando não tem as peças e reclama”, diz Rogério. Trabalhos de destaque do grupo: A Revolta do Mangue, A Escola Pau no Freire –uma crítica ao uso indevido do nome do educador Paulo Freire e ao autoritarismo das escolas-; e Circo sem Lona –homenagem ao circo e ao artista de rua. texto de Christiano Barros.

Fórum Social Mundial - Belém - Pará - Brasil



Fórum Social Mundial - Um outro mundo é possível 2009 Belém - Pará - Brasil. Vivemos um momento muito importante para a humanidade, RECID do Brasil inteiro juntas no FSM