Na manhã de 08 de agosto de 2012, o povo Xucukuru Kariri de Palmeira dos Índios - Alagoas, conseguiu mais uma vitória na luta pelo seu território tradicional. A retomada de parte do território tem se tornado motivo de disputa judicial, embora se tratando de uma área já com portaria, declaratória expedida pelo ministro da justiça. Na 8ª Vara Federal de Alagoas, em audiência de conciliação foi acordado que os indígenas permanecessem na área retomada, e a FUNAI realizasse num prazo de 30 dias o levantamento fundiário das benfeitorias na terra. Porém uma nova liminar agora da 5ª Região do Tribunal Regional Federal em Recife data de 26/07/2012, obrigando os Xukuru Kariri em um prazo de cinco dias desocuparem a área, fazendo-se uso até mesmo de força policial para se fazer cumprir o que pede a liminar.
O povo mobilizado contando com apoio das organizações sociais, estavam reunidos aguardando a chegada do oficial de justiça, acompanhado pelo Centro de Gerenciamento de Crise, para dar ciência da intimação, prevista para esta quarta- feira dia 08. Neste mesmo dia os Xukuru Kariri foram informados da suspensão da reintegração de posse.
Após conhecimento do fato, a comunidade está em festa. Juntaram-se no chão Retomada todos os parentes para celebrar este momento, dançando toré, em volta do fogo aquecedor que ilumina a esperança no coração dos guerreiros Xukuru Kariri.
Na área em que eles estão, além da vitória de permanecer na terra, está garantindo que as roças, as criações, as casas, a escola, continuarão de pé, no cotidiano de homens, mulheres e crianças que já fizeram do chão da Retomada uma comunidade que resiste na tradição cultural característica do povo Xukuru Kariri, que precisam está sempre em alerta diante da opressão de mais de 500 anos. Luta, resistência e saberes se misturam neste momento de alegria. É a terra voltando para quem realmente ela pertence.
A vitória do Povo Xukuru Kariri também foi das organizações que apóiam a Retomada e participam da luta. O papel daqueles que também tem seus direitos ceifados é está junto. Esta é a missão que unifica a luta dos povos e semeia a semente de um novo tempo.
Agora é o momento de dar continuidade ao processo de conquista definitiva de todo território, pois este representa apenas um passo da caminhada, é preciso continuar lutando, se organizando, crendo nos sonhos, e atentos a realidade para concretizá-los.
A mãe Terra hoje se apresenta mais bonita por que um dos fios que tecem o tecido da vida canta a vitória do dia que chegou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário