Com o propósito de fortalecer estas ações, a Rede de Educação Cidadã no Estado de Alagoas está selecionando 01 (um) educador/a no Sertão Alagoano, para compor o quadro de educadores/as contratados/as.
Apresentamos a seguir o perfil desejado e as atividades a serem desempenhadas:
I- Critérios para contratação de educador/a popular:
· Ter compromisso com a educação popular freireana;
· Experiências em trabalhos com organizações populares e sociais, comunidades, articulação de entidades, povos tradicionais e eventos;
· Experiência com processos de formação e trabalhos coletivos;
· Ter conhecimento do papel político da Recid e das temáticas relacionadas ao Projeto Popular de Nação, das lutas sociais e da conjuntura deste país, numa relação com a América Latina;
· Ter conhecimento do trabalho desenvolvido pela Recid na microrregião do Sertão alagoano e garantir a continuidade do processo
· Compromisso com a diversidade (regional, cultural, religiosa, étnicas, sexual, de geração, de gênero e de segmentos sociais);
· Ter a capacidade de dialogar com diversos movimentos e com a diversidade;
· Saber se comunicar bem e trabalhar em facilitação de oficinas, realizando mediação de conflitos e desenvolvendo metodologias participativas;
· Capacidade de trabalhar em equipe, ter iniciativa, dinamismo e criatividade, ser organizado ou organizada;
· Disponibilidade para desenvolver atividades à noite e finais de semana e para realizar viagens;
· Domínio e experiência com informática (editor de texto, planilhas, slides e ferramentas da Internet);
· Ter respeito, simplicidade, saber ouvir, humildade, ter amor a vida e amor ao próximo;
· Experiência em planejamento participativo, capacidade de elaboração de texto, registro, monitoramento, avaliação e sistematização de atividades e de experiências;
· Saber mediar os conhecimentos populares e cientifico e ser sensível para o novo. (saber exercitar o ser educador/a – educando/a);
· Gosto pelo estudo e determinação pela sua formação continuada;
· Respeitar os acordos e planejamentos coletivos numa atitude de disciplina consciente;
· Que realize prestação de contas financeira e pedagógica das atividades desenvolvidas e acompanhadas, assumindo o compromisso da gestão compartilhada;
· Contribua para que os processos políticos pedagógicos se efetivem no estado;
· Regionalidade e fomento às lutas sociais, de acordo com a realidade do estado.
II- Papel dos educadores e educadoras da Recid:
· Garantir e colaborar com os processos de formação microrregional e estadual, de acordo com os princípios e diretrizes do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Recid;
· Elaborar, Planejar, Coordenar, Monitorar, Avaliar e Sistematizar as ações da Recid e junto aos Movimentos Sociais;
· Mobilizar/apoiar e divulgar as lutas dos movimentos sociais e das organizações populares;
· Contribuir para assegurar o espaço de autonomia das entidades e movimentos sociais, no conjunto da Recid;
· Construir uma relação de diálogo e confiança com as entidades e movimentos sociais;
· Garantir e participar das reuniões e agendas definidas coletivamente;
· Organizar e participar de momentos de estudo da equipe e dos coletivos de educadores/as;
· Construir junto com a equipe os relatórios mensais e a sistematização mensal das atividades;
· Manter o diálogo permanente, enquanto estado, com o TN, CN e coletivo macrorregional;
· Assumir o compromisso que as ações cheguem aos grupos mais vulneráveis social e economicamente, possibilitando que estes sejam protagonistas das transformações em sua vida e da construção do poder popular;
· Vivenciar a gestão compartilhada, dos processos político, pedagógico e financeiro;
· Ter compromisso com o processo de comunicação interno e externo da Recid;
· Assumir e encaminhar as deliberações estaduais, nacionais e regionais da Recid;
· Contribuir para fortalecer a identidade da Recid;
· Mediar conflitos a partir do diálogo;
· Estimular a vivência da mística e o trabalho de equipe;
· Assumir pedagógico e politicamente o compromisso com a construção do Projeto Popular para o Brasil e sua integração com a América Latina.
III- Condições de contratação:
· Um/uma (01) educador/a de 20 horas semanais distribuídos de acordo com as necessidades;
· O contrato será por prazo determinado de acordo com a vigência do projeto;
· Não ter outro vinculo empregatício;
· Remuneração: salário bruto R$ 830,00 (oitocentos e trinta reais) para 20 horas, mais vale alimentação.
IV- Etapas da seleção:
ü Recebimento de Currículos e Carta de Intenções
Envio de carta de intenção e de Currículo até as 18 horas do dia 15 de junho de 2011, para o correio eletrônico: recid-al@hotmail.com
Além do envio do currículo, cada candidato ou candidata deve enviar uma carta de intenções. Nesta Carta cada um/uma deve apresentar as razões que o/a levam a concorrer neste processo de seleção a uma vaga na Equipe de educadores e educadoras da Recid Alagoas.
Os currículos e cartas de intenções deverão ser encaminhados como anexos. No corpo do e-mail informar telefone e e-mail pessoal para contato.
ATENÇÃO: Só serão aceitos documentos enviados por meio eletrônico.
ü Pré-seleção
Os candidatos/as pré-selecionados/as no dia 16 de junho. Serão comunicados para entrevista, via e-mail e pelo telefone de contato, até as 18 horas do dia 16 de junho de 2011.
A equipe de pré-seleção se isenta da responsabilidade do não acesso ao correio eletrônico e ao telefone.
ü Entrevistas
A entrevista presencial acontecerá no dia 17 de junho de 2011.
Somente as pessoas que tiverem o currículo pré-selecionado serão chamadas para a entrevista.
Obs.: A Recid Alagoas se reserva ao direito de não contratar ninguém para essa função, caso os currículos e/ou entrevistas não preencham os requisitos exigidos. A Recid não custeará as despesas de deslocamento dos/das candidatos/tas pré-selecionados/das para a entrevista.
V– CALENDÁRIO
1 – Recebimento de currículos | Dia 15 de junho de 2011 |
2 – Pré-seleção de currículos | Dia 16 de junho de 2011 |
3 – Contato com os pré-selecionados | Dia 16 de junho de 2011 |
4 – Entrevistas | Dia 17 de junho de 2011 |
Maceió 10 de junho de 2011.
Recid Alagoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário