domingo, 29 de janeiro de 2012

Cultura Popular X Cultura de Massa

Segundo dia 28 de Janeiro de 2012

Iniciamos o dia nos enriquecendo com uma mística e passamos para que Válber Matos desse seguimento á sua assessoria com um poema de patativa do Assaré: A terra dos posseiros de Deus. Cultura popular, o que é? A cultura não é biológica, não é inata do ser humano, ela se cria e é preservado através da comunicação. A parte ou o aspecto da vida coletiva, relacionados à produção e transmissão de conhecimentos, à criação intelectual e artística. Ao contrário da cultura de elite, a cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração principalmente, de forma oral. Cantigas de rodas, fábulas nordestinas, frevo, capoeira, samba, provérbios, lendas urbanas, superstições entre outros.
Depois vimos alguns pensamentos sobre a cultura popular, a literatura de cordel tem uma normativa quem nenhuma outra literatura tem. As várias formas da cultura são também elementos de resistências das etnias: quadrilha, maracatu, cavalo marinho, entre outras. São elementos fortes do nosso saber e fazer popular. Só existe o fazer porque existiu a necessidade. A música popular canta a vida de um povo.
Depois do todas as discussões da cultura nós fomos fazer trabalho em grupo, onde cada grupo colocava com a alegria o que se tem de cultura nas cidades alagoanas, nossa cultura não morreu, ela vive e resiste nos estado dos coronéis.
Nosso facilitador se despediu do grupo e agradeceu à oportunidade, nós também fizemos nossos agradecimentos afinal a troca de saberes foi de muita importância para nós, o mais interessante é que tivemos nesse dia momentos de descansos, é melhor não se acostumar viu, foi só ontem.
Logo a noite nós tivemos o mento de colocar nossa discussão em prática na noite cultural, animada pelo grupo pau e lata, tocando afoxé, coco e música afro e cirandas, pense na folia, nem queria que o grupo parasse, depois continuamos a festa com um frevo e marchinhas de carnaval já preparando para uma das festas mais populares do Brasil, êta povo animado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário